INSTALANDO RELÉ DE FAROL
Tutorial:
Aprenda a trocar a fiação e instalar um relê de farol para poder fazer uso das
lâmpadas de 100W sem perigo de queima ou curto no chicote do seu carro.
Porque
instalar o Relê?
As lâmpadas de 100W puxam aproximadamente 20A à sua plena potência, fazendo com
que a chave comutadora esquente a ponto de derreter o plástico e fundir, pegar
fogo ou provocar um curto-circuito.
Com a instalação do relê, você faz com que o farol puxe sua corrente diretamente
da bateria, não passando pela chave comutadora, evitando assim esses riscos.
Lista de material:
- 1,5m a 2m de fio 6 mm
- 2m de fio 3mm de uma cor
- 2m de fio 3mm de outra cor (para identificar farol alto e baixo)
- 1m de fio 3mm de uma terceira cor (para identificar terra)
- 1 relê de farol duplo de 150w no mínimo
- terminais para todos os fios
- parafuso para prender o relê na chapa do carro
Ferramentas:
- furadeira com broca de aço rápido
- ferro de solda + solda para soldar os terminais
- fita isolante ou fita termo-condutora (apenas para dar acabamento, nesse tipo
de instalação não podemos ter nenhuma emenda de fios para não haver perda de
potência)
PASSO 1
escolher o local para colocação do relê, veja a melhor posição possível. Para
evitar curto, convém que o terminal que receberá os 12V diretamente da bateria
fique virado para baixo para evitar que uma chave de fenda caia em cima dele
fechando um curto por exemplo
PASSO 2
- trocar a fiação do terminal do farol (não adianta emendar o fio grosso no fio
fino, tem que trocar tudo mesmo), usar o fio 3 mm para ir do relê até os
faróis.
- identifique bem qual é o terminal dos faróis alto e baixo para ligar a mesma
cor nos dois faróis para não confundir depois.
- esses fios devem ter comprimento para vir do farol até o relê
- soldar terminais nas pontas dos fios que vão estar em contato com o relê e
soldar os fios diretamente nos terminais da lâmpada (removendo os antigos).
Deverão vir 2 fios de cada farol, um para farol alto e outro para baixo, não há
necessidade de mexer na fiação da lanterna, pode deixar a original como estiver
mesmo e o terra não precisa vir até o relê, pode ser aterrado em qualquer
parafuso que esteja por perto do farol mesmo (até no próprio parafuso que
prende o farol) o importante é que todos os fios tenham terminal para maximizar
os contatos elétricos.
PASSO 3
- soldar 2 terminais nas duas pontas do fio de 6 mm , uma ponta alimenta o
relê pelo terminal de 12v, a outra vai direto ao positivo da bateria (não há
necessidade de instalação de fusível pois o próprio relê tem seu sistema de
proteção, só tome cuidado para não descascar o fio no decorrer do percurso pois
o relê só protegerá dele para a frente).
PASSO 4
Fazer as ligações no relê:
- primeiro ligue os dois fios dos dois faróis altos num terminal "F"
do relê
- faça o mesmo, unindo os dois faróis baixos no outro terminal "F" do
relê
- pegue os fios que originalmente iriam para os faróis e ligue no terminal
"C" do relê (obs.: nesse caso deve-se ligar apenas o fio do farol que
estiver mais próximo, será apenas um fio, pois nesse percurso elétrico não
haverá grandes correntes passando por ali, será só para comandar o relê).
Identifique o fio do farol alto e ligue no terminal "C" referente ao
terminal "F" em que foram colocados os fios dos faróis altos e faça a
mesma coisa com os faróis baixos.
- Por último ligue o 12V da bateria.
Parabéns você conseguiu !!!
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