sexta-feira, 4 de maio de 2012


INSTALANDO RELÉ DE FAROL


Tutorial:

Aprenda a trocar a fiação e instalar um relê de farol para poder fazer uso das lâmpadas de 100W sem perigo de queima ou curto no chicote do seu carro.



Porque instalar o Relê?

As lâmpadas de 100W puxam aproximadamente 20A à sua plena potência, fazendo com que a chave comutadora esquente a ponto de derreter o plástico e fundir, pegar fogo ou provocar um curto-circuito. 
Com a instalação do relê, você faz com que o farol puxe sua corrente diretamente da bateria, não passando pela chave comutadora, evitando assim esses riscos. 



Lista de material:

- 1,5m a 2m de fio 6 mm
- 2m de fio 3mm de uma cor
- 2m de fio 3mm de outra cor (para identificar farol alto e baixo)
- 1m de fio 3mm de uma terceira cor (para identificar terra)
- 1 relê de farol duplo de 150w no mínimo
- terminais para todos os fios
- parafuso para prender o relê na chapa do carro


Ferramentas:
- furadeira com broca de aço rápido
- ferro de solda + solda para soldar os terminais
- fita isolante ou fita termo-condutora (apenas para dar acabamento, nesse tipo de instalação não podemos ter nenhuma emenda de fios para não haver perda de potência)



PASSO 1
escolher o local para colocação do relê, veja a melhor posição possível. Para evitar curto, convém que o terminal que receberá os 12V diretamente da bateria fique virado para baixo para evitar que uma chave de fenda caia em cima dele fechando um curto por exemplo



PASSO 2

- trocar a fiação do terminal do farol (não adianta emendar o fio grosso no fio fino, tem que trocar tudo mesmo), usar o fio 3 mm para ir do relê até os faróis.
- identifique bem qual é o terminal dos faróis alto e baixo para ligar a mesma cor nos dois faróis para não confundir depois.
- esses fios devem ter comprimento para vir do farol até o relê
- soldar terminais nas pontas dos fios que vão estar em contato com o relê e soldar os fios diretamente nos terminais da lâmpada (removendo os antigos).


Deverão vir 2 fios de cada farol, um para farol alto e outro para baixo, não há necessidade de mexer na fiação da lanterna, pode deixar a original como estiver mesmo e o terra não precisa vir até o relê, pode ser aterrado em qualquer parafuso que esteja por perto do farol mesmo (até no próprio parafuso que prende o farol) o importante é que todos os fios tenham terminal para maximizar os contatos elétricos.




PASSO 3

- soldar 2 terminais nas duas pontas do fio de 6 mm, uma ponta alimenta o relê pelo terminal de 12v, a outra vai direto ao positivo da bateria (não há necessidade de instalação de fusível pois o próprio relê tem seu sistema de proteção, só tome cuidado para não descascar o fio no decorrer do percurso pois o relê só protegerá dele para a frente).


PASSO 4



Fazer as ligações no relê:



- primeiro ligue os dois fios dos dois faróis altos num terminal "F" do relê
- faça o mesmo, unindo os dois faróis baixos no outro terminal "F" do relê
- pegue os fios que originalmente iriam para os faróis e ligue no terminal "C" do relê (obs.: nesse caso deve-se ligar apenas o fio do farol que estiver mais próximo, será apenas um fio, pois nesse percurso elétrico não haverá grandes correntes passando por ali, será só para comandar o relê). Identifique o fio do farol alto e ligue no terminal "C" referente ao terminal "F" em que foram colocados os fios dos faróis altos e faça a mesma coisa com os faróis baixos.
- Por último ligue o 12V da bateria.


Parabéns você conseguiu !!!







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