terça-feira, 22 de maio de 2012

Previsão e Análise de Demanda

 
Uma das potenciais contribuições de um Sistema de Inteligência de Marketing para as
organizações é a de pesquisa e construção de configurações de demandas futuras.
Sejam para novos produtos, para produtos existentes ou ainda para reformulações nos
atuais produtos.
Através de técnicas de levantamento de dados, das mais qualitativas e imprecisas às
mais quantitativas, e por isso mais precisas, empresas dispõem de vários meios de
previsão do comportamento da sua curva de demanda, o que impacta diretamente na
sua produção, alocação de recursos e demais esforços operacionais.
Mas para isso ocorrer, deve haver uma percepção sobre a necessidade dessa atividade
dentro das empresas. Onde antes existia amadorismo e empirismo, hoje deve
prevalecer sistemas e softwares estatísticos para ajustar a oferta com a demanda,
favorecendo sistemas On-demand mais enxutos e os tradicionais sistemas Just in time
qualificados.
Este tema é uma contribuição do Administrador Eduardo Bomfim Machado.
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